Empreendedores Que Admiramos: Gustavo Caetano

Na série ‘’Empreendedores que Admiramos’’ separamos aquele empreendedor que é conhecido como o Mark Zuckerberg brasileiro. Estamos falando de Gustavo Caetano, o fundador da Samba Tech.

Gustavo é criador da Samba Tech, e foi considerado um dos jovens mais influentes pela revista Business Insider, que também batizou Gustavo como o Mark Zuckerberg brasileiro, devido a sua capacidade de inovação e de criação de negócios disruptivos.

Mineiro de Araguari, Gustavo começou a sua carreira empreendedora vendendo jogos de celular para os primeiros celulares de tela colorida.

Na época, início dos anos 2000, os celulares tinham uma gama pequena de games disponíveis para os aparelhos, e principalmente para os celulares de tela colorida, que era a grande novidade do mercado na época.

Em um determinado momento, Gustavo que é um entusiasta de novas tecnologias, um early-adopter, foi um dos primeiros brasileiros a terem um celular colorido, e em um momento de tédio, ficou extremamente incomodado pelo fato destes celulares não possuírem nenhum jogo verdadeiramente divertido.

Desse incômodo, Gustavo procurou no Google se havia empresas que produziam e vendiam jogos para celular de tela colorida. E dessa pesquisa, acabou descobrindo uma empresa na Inglaterra que produzia e vendia jogos para celular, com um grau maior de complexidade do que os jogos comuns dos celulares da época, como Paciência, Xadrez e Snake.

Primeiramente, como consumidor, Gustavo adquiriu alguns jogos da empresa. Mas também percebeu algo bastante interessante: Até àquela hora, nenhuma empresa no Brasil comercializava esses jogos para celular.

Nesse momento, Gustavo vislumbrou uma oportunidade de negócio.

Por que não começar a vender esses jogos?

Provavelmente havia outros jovens dispostos a comprar jogos para celular de tela colorida, que não encontravam o produto, assim como o próprio Gustavo.

Vislumbrando essa possibilidade no mercado nacional, Gustavo decidiu ir até a Inglaterra e convenceu o grupo estrangeiro a comercializar pequenos games de celular no mercado brasileiro.

Com a ajuda do aporte de um amigo de seu pai, que posteriormente se tornaria seu primeiro investidor, o empreendedor criou assim uma empresa de distribuição de games para celular, surgindo assim sua primeira empresa, a Samba Games.

Porém, para conseguir comercializar os games no mercado brasileiro, Gustavo teria que firmar um contrato de parceira com uma operadora de telefonia celular no Brasil. Já que as companhias eram responsáveis pela compatibilização dos jogos com os celulares da época. (As operadoras atuavam como meio de propagação e entrega dos jogos, assim como as lojas de aplicativo atuais, como Google Play e App Store).

Dado essa necessidade, foi feita uma parceira com a italiana TIM, dando início a uma empreitada de sucesso no Brasil.

Cientes do sucesso da parceria Samba/Tim, as outras empresas como Vivo, Claro e Oi também mais tarde firmaram parceria com a Samba, alcançando não só todo o mercado brasileiro, como também outros mercados da América Latina.

A Samba Games teve grande sucesso no começo de sua empreitada dominando o mercado que até então não tinha concorrentes.

Na época, o principal jogo de celular era o Snake, a famosa cobrinha, que era o jogo mais popular daquele momento. Porém, era um jogo que vinha na própria memória do celular, gratuitamente.

No começo da operação, a relação de parceria entre a Samba e as operadoras era bastante interessante e garantia uma ótima lucratividade. Porém, devido ao oligopólio das operadoras brasileiras, em que apenas essas poucas empresas dominam o mercado nacional, a empresa de games perdia cada vez mais o seu poder de barganha; e a cada período as empresas de telefonia renegociavam a porcentagem da parceira, fazendo com a Samba ficasse refém das parceiras; afinal elas eram as únicas possíveis clientes da empresa, já que não havia outras concorrentes.

Se no começo a relação era igualitária, no final, as empresas cobravam uma quota parte muito maior do que a porcentagem da Samba.

Esse período turbulento acabou por mostrar para Gustavo que o negócio estava em uma descendente que não teria volta, já que a empresa estava nas mãos das operadoras. E, o empreendedor acabou se lembrando de uma história familiar que lhe trouxe enorme ensinamento e capacidade de se tornar ainda mais bem sucedido.

Gustavo tinha como grande referência o seu Avô materno, que foi dono de uma empresa de isolamento acústico, que em sua época tinha como principal matéria-prima de trabalho a cortiça.

A empresa de seu avô teve grande sucesso, e seu êxito empresarial lhe proporcionou muito conforto.  Porém, a história de seu avô acabou tendo um final não muito feliz.

Com o passar dos anos a cortiça foi substituída como matéria-prima principal na construção de isolamentos acústicos, e por conta disso a empresa do avô de Gustavo que era referência no mercado, acabou falindo; e seu avô, que era um empresário bem sucedido e confortável financeiramente, acabou falindo e tendo uma velhice bastante desconfortável.

A cortiça que até então era a principal matéria-prima do mercado foi substituída pelo isopor, mas naquela época o avô de Gustavo acreditava que o isopor não seria capaz de substituir a cortiça, dado ao fato de ser praticamente descartável, e não tão durável como a cortiça.

Porém, o mercado aceitou muito bem o isopor, e o material teve um enorme sucesso, principalmente por conta de seu baixo custo.

Rapidamente a cortiça deixou de ser instrumento para a construção de isolamentos acústicos, e acabou por dar lugar ao isopor. Dessa forma a concorrência das empesas de isopor acabou por destruir o negócio de seu avô, que optou por insistir na utilização e comercialização da cortiça.

Apesar do suposto fracasso do avô ser para muitos motivos de vergonha, para Gustavo foi motivo de enorme aprendizagem.

Isto é, por conta da falência de seu avô, e dado ao fato de que o avô não se ateve as inovações e a necessidade de se reinventar em um mercado cada vez mais competitivo, Gustavo entendeu algo que foi fundamental para seu sucesso como empreendedor, e para o sucesso da Samba.

Ele percebeu que o papel do empreendedor muitas vezes é se antecipar às mudanças e entender que as estratégias que um dia lhe conferem a vitória, um dia não serão mais tão vitoriosas assim; e que é necessário estar sempre aberto e disposto à mudança e a inovação.

Diante dessa história que foi extremamente importante na vida de Gustavo, ele sempre se posicionou como alguém aberto a mudança e um caçador de inovações; e por conta disso posteriormente foi conhecido como Mark Zuckerberg brasileiro.

Com a pressão das operadoras, que cada vez mais exigiam uma porcentagem maior sobre a venda dos jogos para celular, Gustavo então percebeu que era hora de mudar seu negócio e buscar uma nova fonte de renda para a Samba.

Inicialmente a ideia era transformar a Samba em uma empresa de venda de games online. Porém, os vídeos os games não seriam vendidos em formato de CD, como a maioria das lojas;  e sim a empresa possibilitaria que os usuários fizessem o download dos games diretamente do site da empresa, assim como ocorre por exemplo nos sistemas de nuvem de hoje em dia, como a Steam e a Nuuvem.

A ideia de Gustavo era excelente e possibilitava que os usuários pudessem ter acesso aos games por um custo muito menor do que nas lojas convencionais, já que a venda daqueles games e a forma de entrega através de download possibilitava a eliminação dos custos de estoque, matéria-prima e frete; fazendo com que o game tivesse um preço muito mais competitivo no final das contas.

Porém a ideia que parecia ser genial acabou encontrando um entrave muito sério que inviabilizou o sucesso da empreitada.

Naquela época, em 2007, a maioria dos brasileiros não possuía conexão à Internet de banda larga; e aqueles que ainda assim possuíam acesso à conexão de banda larga, não tinham velocidade de processamento de dados que fosse suficiente para baixar os games de forma completa. Levando como que os interessados gastassem horas e horas para terem acesso ao conteúdo, quando conseguiam.

Esse entrave foi tão significativo que em determinado momento uma cliente de Gustavo, uma senhora idosa, ligou para a empresa pedindo que gravassem em CD o jogo que ela havia comprado para seu neto, e que esse jogo fosse entregue em sua casa, já que ela não conseguia realizar o download do game.

Diante desse cenário inóspito, em que seus principais clientes estavam pegando boa parte de seu faturamento, e sua nova empreitada não havia dado certo, Gustavo estava diante de uma situação parecida com a do seu avô.

Por conta disso, ele precisava encontrar algo novo antes que a empresa decretasse a falência; e pelo visto a saída não era a venda de games pela internet, sendo assim necessária outra solução.

Essa outra solução deu início a uma nova e extremamente promissora jornada, concebendo uma nova empresa que fazia parte do que posteriormente foi conhecido como grupo Samba ou Samba Tech.

A ideia era criar uma plataforma capaz de hospedar e transmitir vídeos de empresas que não gostariam de disponibilizar este conteúdo na internet de forma gratuita

Na época, ano de 2008, o YouTube começava a dar seus primeiros e bem-sucedidos passos no mercado brasileiro.

Porém, a rede social de vídeos sempre foi gratuita, e boa parte dos produtores de conteúdo tradicional, como TV aberta e TV a cabo, gastavam muito dinheiro na produção de seus conteúdos; o que tornava um contrassenso disponibilizar este conteúdo gratuitamente no YouTube.

Sendo assim, naquele momento, o Youtube não parecia ser o cenário mais adequado para as empresas de conteúdo televiso, ainda que a migração para a Internet estivesse se tornando uma necessidade iminente para as corporações naquele momento.

Percebendo esse contrassenso entre os produtores tradicionais de conteúdo e as novas mídias, principalmente o YouTube, Gustavo se perguntou:

Acredito que quem produz conteúdo hoje não gostaria de fornecer este conteúdo gratuitamente na internet.

Então porque não criar algo semelhante ao YouTube, porém pago?

Isto é, uma espécie de YouTube feito para essas corporações que desejam cobrar pelo acesso ao seu conteúdo em vídeo.

Surgiu assim a Samba Vídeos, a plataforma de Gustavo para a exibição de vídeos na Internet.

Uma plataforma que permite com que cada empresa disponibilize seus vídeos em seu próprio site, utilizando o logo da própria empresa. Tal como se aquele player de vídeos fosse da própria empresa.

Numa estratégia conhecida como White Label, isto é, a Samba hospeda e disponibiliza o vídeo, mas não aparece para o consumidor final. Para o espectador, o player de vídeos é da própria empresa cliente da Samba, e não da Samba Tech.

Essa plataforma hoje fornece serviços para diversas grandes empresas brasileiras, entre elas a Globo, e a Rede Bandeirantes ( que acabou por ser a primeira cliente da Samba Vídeos).

A Rede Bandeirantes se tornou a primeira cliente da Samba Vídeos de uma forma bastante inusitada.

Fazendo curta a história longa, Gustavo conseguiu o e-mail de uma das diretoras da empresa, e posteriormente conseguiu marcar uma reunião com um funcionário da empresa. Nessa oportunidade, ele apresentou a sua ideia de negócios para a corporação.

Entretanto, naquele momento a apresentação inicial foi feita com um protótipo do que seria a plataforma de vídeos.

Ou seja, a apresentação feita para a Bandeirantes tinha um produto que era capaz de executar somente uma função específica: demonstrar para a empresa que era possível hospedar e disponibilizar o conteúdo televisivo da empresa em um player de vídeos que pudesse ser pago, e não gratuito como o Youtube.

Numa clara demonstração de um produto minimamente viável; ou seja, um produto capaz de executar a ideia da empresa, da forma mais barata possível e com o menor número de recursos. Naquilo que hoje é conhecido popularmente como MVP.

Aquele protótipo apenas mostraria o que futuramente seria a samba vídeos, pois Gustavo tinha uma perspectiva de negócio.

Ele percebeu que não era interessante já criar a plataforma completa assim como foi a plataforma de games em que possibilitava o download dos games.

Enquanto ele investiu muito dinheiro na plataforma de games, que não deu certo, o empreendedor dessa vez decidiu criar uma plataforma enxuta, e que pudesse apenas realizar aquilo que prometia; e nada mais além disso.

E que isso fosse feito com o mínimo possível de recursos, assim se tornando um clássico MVP, que é hoje o objeto de desejo de qualquer start-up que está começando.

Dessa forma, o risco de fracasso é minimizado, e um possível prejuízo também.

O protótipo foi bem aceito pela Band que não percebeu a simplicidade daquela plataforma naquele momento e aceitou encarar a aventura da nova empresa, a Samba Vídeos.

Posteriormente a plataforma avançou bastante e conquistou diversos outros clientes como já mencionada Rede Globo, a Króton Educação, que é o maior conglomerado de Educação no Brasil, entre outras empresas que desejam criar algo como um YouTube corporativo.

Ou seja, empresas que desejam manter o seu conteúdo em uma plataforma que lhes permitem a segurança de não serem divulgados gratuitamente, e que é capaz de garantir somente as pessoas selecionadas ou as pessoas que pagam para consumir aquele conteúdo tenham acesso a ele.

Esta empreitada de vídeos deu origem a vários outros negócios que surgiram a partir da Samba Vídeos (spin offs) entre eles a Samba Ads, que cuida da parte publicitária dos negócios, a Samba Content, que produz conteúdo em vídeo para negócios; e outras empresas que decorreram desta empresa de vídeos. Criando a empresa que hoje é conhecida como Samba Tech, sinônimo de inovação e tecnologia no Brasil.

Toda essa empreitada fez com que Gustavo se tornasse uma figura bastante conhecida, e hoje o empreendedor é fundador da Associação Brasileira de Startups, e é um dos principais responsáveis pelo fomento do conteúdo de startup no Brasil. Sendo também uma figura influente no mundo do empreendedorismo, com parcerias importantes com o Instituto Senna, a Endeavor e também com participações até como jurado em um quadro recente do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.

Além de todo seu trabalho como empreendedor na Samba, Gustavo também é conhecido por sua capacidade de inovação, bem como seu conhecimento em várias áreas do empreendedorismo.

Sua história é contada em mais detalhes na plataforma Meu sucesso.com onde o empreendedor deu detalhes de sua trajetória entrevista para o também empreendedor Sandro Magaldi, em um misto de documentário e talk-show com mais de 6 horas de conteúdo na plataforma.

A história de Gustavo também pode ser vista em vários lugares como palestras e entrevistas e também em seu excelente livro ‘’Pense Simples’’ em que Gustavo compartilha diversas estratégias que utiliza em suas empresas, e em sua vida como empreendedor; como, por exemplo, a chamada ‘’ Estratégia dos Cavaleiros do Zodíaco’’.

Para quem não conhece o anime Cavaleiros do Zodíaco, que foi muito famoso no Brasil nos anos 90, essa ideia quer dizer que os Cavaleiros do Zodíaco não tomam o mesmo golpe duas vezes.

Nesse sentido, os funcionários da Samba Tech são orientados para buscarem a inovação, tentarem novos caminhos, mesmo que cometam erros durante essas novas experiências. Porém, não devem jamais cometer o mesmo erro duas vezes, assim como os cavaleiros do zodíaco não recebem o mesmo golpe por duas vezes.

O livro ‘’Pense Simples ‘’ além de uma autobiografia indireta do autor e de um manual para qualquer empresa que deseja inovar e estar competitiva no mundo de hoje, também é um roteiro super interessante para quem quer criar uma startup de sucesso, com o passo a passo e várias dicas do autor para quem quer ter uma empresa disruptiva e inovadora.

Falamos com mais detalhes sobre o livro em nosso texto ‘’9 livros essenciais para  quem quer criar uma startup de sucesso’’.

E também em um vídeo-resenha em nosso canal no Youtube:

Aproveite para ver uma ótima entrevista do próprio Gustavo Caetano para o canal Foras de Série:

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