Fórmula de Lançamento: Vale a Pena?
Vale a pena comprar a Fórmula de Lançamento?
Nos últimos anos um dos temas mais falados quando o assunto é Empreendedorismo Digital é a Fórmula de Lançamento, criada por Érico Rocha.
Muitas pessoas se queixam de que o produto se trata de uma das maiores fraudes dos últimos anos, enquanto pessoas afirmam que o produto funciona; gerando milhares de reais de retorno.
Mas, afinal, a Fórmula de Lançamento funciona?
Em um primeiro momento é preciso pontuar: O que é a Fórmula de Lançamento?
A fórmula é um treinamento criado por um americano chamado Jeff Walker, e tem o nome ‘’Product Lauch Formula’’, que pode ser traduzido livremente como Fórmula de Lançamento de Produto.
O próprio Jeff Walker conta boa parte da fórmula no seu livro Launch (disponível somente em Inglês)
Trata-se de um método de vendas, que pode ser utilizado de forma alancada no meio digital. Entre as suas principais características, está o fato de que a metodologia é capaz de persuadir o cliente-alvo com uma série de elementos psicológicos, chamados de gatilhos mentais, que geram expectativa no cliente, de forma com que ele venha a comprar o produto ofertado; pagando muitas vezes valores bastante altos pelo produto.
A fórmula, aplicada há anos nos EUA, fez com que seu criador ganhasse muito dinheiro, e ajudasse a criar diversos negócios em solo americano, e em outros países. A metodologia foi testada e aprovada por milhares de pessoas. E gerou milhões de dólares em vendas.
Recentemente, o brasileiro Érico Rocha trouxe esse método ao Brasil, sob a bandeira de Fórmula de Lançamento, com a autorização do seu criador, Jeff Walker.
A fórmula rapidamente ficou célebre, principalmente pelo alto investimento de seu criador em anúncios patrocinados.
Além disso, Érico Rocha afirma que antes de vender a metodologia ele teve muito êxito aplicando os conhecimentos do produto, utilizando a fórmula para alavancar um negócio online anterior, chamado Pró-Leilões; que ensinava pessoas a comprarem, venderem e desembaraçassem imóveis de leilão.
A fórmula começou a ser vendida no Brasil em 2014 e conquistou fãs e críticos por todo o país.
Em seus anúncios, existem diversos exemplos de pessoas que adquiriram a fórmula e que posteriormente tiveram faturamento que superou 7 dígitos com a venda de produtos digitais; ou seja, mais de um milhão de reais em vendas.
Porém, algumas pessoas alegam que a fórmula não é um produto sério, pois supostamente promete um retorno expressivo para seus compradores; em virtude dos anúncios que mostram pessoas que faturaram milhares, ou até milhões de reais, comprando o produto.
Para finalizar, o investimento para adquirir o produto estaria na casa dos R$ 5.000,00 (cinco mil reais), ou mais.
Controvérsias a parte, é preciso saber se a Fórmula funciona ou não.
Primeiramente é preciso pontuar que a fórmula consiste basicamente na reunião de vídeo-aulas que explicam como uma pessoa pode criar um negócio digital ou se tornar afiliado de produtos digitais.
Ao longo do curso são ensinadas diversas técnicas de persuasão, criação de negócios, marketing digital, entre outras.
Além das vídeos-aulas ministradas pelo próprio Érico Rocha, existem também alguns bônus que incluem filmagens de eventos relacionados ao produto; ou ainda vídeo-aulas de outros produtos de conteúdo eletrônico, relacionados a anúncios nas plataformas digitais, criação de blogs, entre outros.
O aluno ainda participa de grupos de discussão privados, juntamente com outros participantes do programa.
E, além disso, o valor inclui o ingresso para um evento presencial, com a presença de outros clientes. O evento tem como palestrantes, outras pessoas que aplicaram a fórmula,o próprio Érico, e outros empresários de sucesso. Já estiveram nos eventos, empresários como Carlos Wizard Martins e Flávio Augusto da Silva.
Em alguns casos, quando o comprador adquire o produto por intermédio de algum afiliado, além da fórmula, é enviado também para o cliente o acesso a algum tipo de bônus; oferecido pelo afiliado com exclusividade para aqueles que comprarem através de seu link de afiliação.
Posto isto, será que a fórmula funciona?
Antes de qualquer coisa é preciso lhe fazer uma pergunta:
Se eu te desse a fórmula da Coca-Cola, você seria capaz de gerar tantos bilhões como ela gera?
Provavelmente não.
E, por que não?
Provavelmente você não tem o conhecimento necessário para fabricar refrigerantes. Provavelmente você não tem o capital de giro necessário para uma operação minimamente viável de produção de refrigerantes.
Ou até mesmo, você pode não ter o dinheiro para comprar os equipamentos necessários para a produção do refrigerante.
Sendo assim, na pior das hipóteses, você poderia ainda tentar vender a fórmula para alguma pessoa. Ou, no caso da Coca-Cola, talvez até mesmo para a Pepsi.
Mas, para isso, provavelmente você pagaria muito mais do que o valor da Fórmula de Lançamento para ter essa fórmula.
Exemplo a parte, a metáfora está ligada ao fato de que a Fórmula por si só é apenas o meio para conseguir alcançar um resultado. Porém, a fórmula por si só não garante o resultado final.
Posto isto, é preciso ressaltar que a fórmula é um meio para que um produto X seja distribuído para um público Y. Logo, a aceitação desse produto estará diretamente relacionado com sua qualidade, e com a necessidade deste público em relação a ele.
Ainda que o curso ensine como entender e qualificar esse público-alvo, e como criar um produto para atende-lo. É impossível falar em 100% de eficiência na aplicação da Fórmula, já que nenhuma máquina da natureza tem 100% de eficiência.
Além disso, não basta apenas a aplicação da fórmula. É preciso que o aplicador tenha outras habilidades que não somente a fórmula irá lhe prover.
O aplicador terá que ter conhecimentos de venda, marketing, que vão além da própria fórmula. E mais do que isso, o produto ofertado tem de ser bom, ou pelo menos, parecer bom para o público-alvo.
Nesse sentido, mais importante que a fórmula é o elemento humano. Ou seja, aquele que está aplicando a fórmula em algum produto ou negócio.
Nessa ótica, é necessário comparar os resultados positivos e negativos daqueles que utilizaram a fórmula. E somente após essa análise é possível identificar a sua viabilidade.
Considerando os diversos exemplos de pessoas como Murilo Gun, Rodrigo Cardoso, Mairo Vergara, entre outros, que tem seus resultados milionários atestados pela Hotmart (empresa que comercializa infoprodutos) não é razoável dizer que ela não funciona.
Além disso, existem diversos relatos de que a fórmula funciona. Talvez não em escala de milhões, como nos exemplos acima. Mas, com resultados consistentes, que revelam uma lucratividade superior a dez vezes o valor do investimento.
Portanto, após toda essa discussão é necessário pontuar que a fórmula é apenas um meio, e que o mais importante é aquele que está aplicando a fórmula.
Sendo necessário o comprometimento daquele que aplica, no sentido de seguir a risca todos os ensinamentos. A sua habilidade e capacidade de criar o produto, ou promover o produto alheio. A sua capacidade de persuasão e negociação com clientes. Entre outras habilidades.
Essas habilidades podem ser desenvolvidas através do curso, porém várias outras fontes são muito importantes. Livros, Palestras, Entrevistas, entre outras.
Além disso, a escolha do nicho é extremamente importante. Pois, caso o nicho do produto escolhido/produzido seja muito pequeno, provavelmente será difícil de conseguir um retorno no investimento.
Do ponto de vista da minha experiência, acredito que a fórmula tem diversos aspectos positivos, e a metodologia é funcional. Porém, depende de muito comprometimento daquele que a aplica, e não necessariamente funcionará para todas as pessoas.
Primeiro em razão da existência de diversos nichos que são bastante limitados. Além disso, no caso da produção de um curso, é necessário ter um conhecimento prévio sobre o assunto abordado, além de uma boa dose de didática para conseguir passar o conhecimento para os futuros consumidores.
Portanto, para mim, a fórmula funciona, e eu aplico alguns de seus ensinamentos. Porém, depende mais daquele que aplica, do que da Fórmula propriamente dita. Sozinha ela não garante nenhum resultado.
Você tem interesse por Marketing Digital? Saiba por que você deve conhecer mais sobre o assunto.
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